Bahia enfrenta a maior seca dos últimos 40 anos

Neste ano, a região Nordeste do Brasil está enfrentando uma das piores secas desde 1980 devido à escassez de chuvas. Quatro estados particularmente afetados por essa situação crítica são Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe, de acordo com dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao governo federal. Essas informações baseiam-se na análise dos registros históricos de precipitação pluviométrica, que remontam a 1980.

Seca na Bahia / Foto: Gabriel Araújo / Portaldenoticias.net

A severa carência de chuvas está agravando a situação dos rios na região, que já enfrentavam uma seca persistente. Isso está causando impactos significativos na vida da população local, incluindo problemas de abastecimento de alimentos e água, bem como danos à navegação. Vale ressaltar que esse cenário adverso tem ligações com o atual El Niño atípico e as preocupações relacionadas ao aquecimento global.

A estiagem recorde tem levado muitos rios estratégicos para a região a operarem com níveis de vazão consideravelmente abaixo da média histórica. Como resultado, o abastecimento de água para a população e a irrigação para a agricultura estão em risco, gerando sérios desafios para a subsistência das comunidades locais.

Seca na Bahia / Foto: Gabriel Araújo / Portaldenoticias.net

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil, o Estado da Bahia está enfrentando uma situação especialmente preocupante, com 85 municípios já declarados em estado de emergência devido à seca prolongada e à estiagem. Essa medida demonstra a gravidade da situação e a necessidade de ações urgentes para mitigar os impactos devastadores dessa seca na vida das pessoas e na economia da região.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.