Por incrível que pareça, nem sempre jogar um carro em um lago decreta o fim de sua história. Foi o que aconteceu com uma Kombi de 1957 que passou nada menos que 36 anos submersa num fiorde norueguês até ser resgatada lá no distante 2009 e ganhar um novo dono e um novo começo.
O clássico furgão foi usado regularmente até 1973, quando um problema na transmissão, cujo reparo custaria mais do que o próprio carro na época fez o dono de então simplesmente empurrá-la despenhadeiro abaixo. A prática era comum entre os noruegueses, que enchiam os fundos dos lagos do país com carros que não valiam mais nada.
A Kombi foi encontrada em 2003, mas o resgate só ocorreu seis anos depois, quando o antigo dono foi finalmente encontrado. Com a papelada assinada, a Kombi foi literalmente doada ao novo dono, que só pagou pela retirada do fundo do fiorde.
A surpresa foi que o modelo, apesar dos anos submerso, estava em ótimas condições. A carroceria tinha apenas alguns pontos de ferrugem e uma restauração seria possível. De mais sério, apenas um amassado na frente, causado pela queda da Kombi no fundo do fiorde. Dentro, mais de 300 garrafas de vidro foram encontradas, usadas para fazer a Kombi afundar facilmente ao ter sido jogada no lago.
No entanto, todo o trabalho vale a pena, já que uma Kombi semelhante, restaurada, pode valer mais de R$ 200 mil por lá. (Jornal do Carro)
Fonte: MundoFixa