6 dicas simples para dirigir tráfego ao seu canal no Youtube

Com um total de 1,3 bilhão de usuários, não seria surpresa que o YouTube, cujo tráfego ultrapassa 5 bilhões de vídeos assistidos por dia, é considerado o segundo maior mecanismo de buscas depois do Google. 

Neste ambiente gigantesco e repleto de conteúdos, é comum que alguns vídeos não obtenham o alcance ideal ou nem mesmo entrem na maratona por inscritos engajados.  

Os números no YouTube podem ser impressionantes 

  • 1,325,000,000 usuários;
  • 500 horas de vídeo são carregadas no YouTube a cada minuto;
  • Cada usuário passa em média 11 minutos e 24 segundos diários na plataforma;
  • Presente em 90 países com versões locais e 80 idiomas diferentes

Mas fique calmo! Mesmo diante deste cenário competitivo, existem maneiras simples e eficazes de criar tráfego orgânico exclusivo para seus vídeos. 

Aqui estão 5 dicas para colocar em prática e garantir mais visualizações e cliques para o seu canal, seja ele recente ou antigo, pessoal ou empresarial.  

Fique amigo do YouTube Seo

Não dá para falar sobre tráfego orgânico, sem introduzir SEO (Search Engine Optimization, ou na tradução simples, otimização para mecanismos de busca).  

Direcionar visualizações e cliques para seu canal do YouTube, depende que o seu conteúdo esteja disponível e fácil de encontrar nas pesquisas, portanto utilize palavras-chaves em todo o texto de sua publicação: nome do seu canal, descrição, as tags do YouTube, títulos dos vídeos, legendas, etc.  

O Google disponibiliza um Guia de SEO para iniciantes, onde explica algumas métricas.  

Existem também no mercado, aplicativos específicos para identificar as tendências e palavras-chaves daquele nicho. Mas atenção! O uso excessivo de palavras-chaves pode configurar spam, então seja estratégico neste ponto. 

Miniaturas

A primeira impressão é a que fica e isto é uma realidade quando se trata de uma vitrine de conteúdos a la carte.  

Pense bem: você já escolheu um livro pela capa? Ou iniciou uma série nova por que o pôster se sobressaiu entre as demais?  

A mesma coisa acontece com os vídeos quando o assunto é o poder das primeiras impressões e o quanto influenciam no tráfego orgânico. Por isso, não poupe esforço para projetar as miniaturas e pensar nos títulos dos vídeos.  

O YouTube até cria automaticamente três modelos de miniaturas, mas não caia nessa. Personalize a sua “capa de vídeo do Youtube” com o seu estilo e inclua itens que causem curiosidade, melhorando a taxa de cliques.  

Títulos atraentes

Já os títulos precisam ser praticamente perfeitos: curtos, cativantes e objetivos.  

Tente oferecer uma solução relevante ou abordar um problema para chamar a atenção dos usuários, tanto os que já te acompanham regularmente quanto os novos (não se esqueça de usar palavras-chave tendenciosas).  

Alguns termos são chamativos, como “o que nunca te contaram sobre”, “pare de fazer isto”, “o segredo para ter mais” e “X formas de fazer”. 

Complemente as informações de miniatura e título na descrição do vídeo, já que pode ser um pouco mais longa e aprofundada. Lembre-se de incluir seu URL e um mini-post que resume o conteúdo do seu material.  

Se relacione com o público

Demora um pouco para crescer organicamente no YouTube, então valorize quem interage com você.  

Separe um tempo do seu dia apenas para responder os comentários, eliminar spams e comentários ofensivos (se houver).  

É importante se manter presente com seu público para aumentar as chances que voltem ao seu canal, evitando a impressão de que o dono tenha abandonado quem lhe traz mais força. 

Aposte nas séries e playlists

Sim, crie uma série. Faça uma playlist com estes vídeos numa sequência coerente e com reprodução automática.  

Existe uma possibilidade imensa de multiplicar visualizações com o uso dessas listas, pois é uma maneira eficiente de manter os espectadores assistindo seus vídeos. 

Essa tática beneficia todo mundo. Pense como sua série favorita da Netflix. É muito provável que você tenha assistido episódios em sequência, maratonado em algum momento ou tenha visitado algum capítulo mais de duas vezes, correto? 

Se você escolher um assunto intrigante, as chances do mesmo acontecer com seu público são altas, já que certamente voltarão para mais atualizações.  

Ao criar a sua série, capriche nos detalhes dos vídeos, como vinhetas, intro e identidade visual. Além disso, como você terá que postar regularmente para continuar a série, o algoritmo do YouTube trabalha a seu favor, pois entende que seu conteúdo é relevante e facilita a vida do usuário.  

Como bônus, as séries do YouTube também ajudam a estabelecer autoridade, evidenciando que seu conhecimento é suficiente para falar sobre um determinado assunto. Tráfego garantido! 

Colaborações

Existem muitos criadores de conteúdo e influenciadores que procuram o mesmo que você: visibilidade, alcance, engajamento e mais assinantes.  

Em parceria com eles e demais marcas presentes na plataforma, você consegue tornar seu público diverso e direcionar tráfego para seu canal por meio de novas fontes.   

Não canse de  procurar parceiros que combinem com a personalidade de sua marca, mas atenção:  evite colaborar com seus concorrentes.  

E você? Quais estratégias utiliza para direcionar mais tráfego ao seu canal? Compartilhe com a nossa comunidade. 

https://sflcn.com/7-tricks-to-drive-traffic-to-your-youtube-channel/ 

https://wideo.co/blog/how-to-drive-traffic-to-your-youtube-channel/ 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.