A Honda RC30 de 1990 – alternativamente conhecida como VFR750R – foi construída em número limitado para fins de homologação WorldSBK. Apenas 3.000 unidades foram produzidas pela marca japonesa para satisfazer os americanos por U$ 15 mil dólares na época.
O que fica por baixo da carroceria da motocicleta é um V4 de 748cc refrigerado a líquido com bielas de titânio, cames duplos acionados por engrenagens e compressão 11: 1. Esta casa de força carburada de dezesseis válvulas tem a capacidade de invocar até 118 pôneis quando a manivela gira a 11.000 rpm. Mais abaixo na faixa de rotações, o motor é bom para até 51 libras-pés (70 Nm) de força de torção.
Uma caixa de câmbio de seis velocidades alimenta essa potência para a roda traseira, permitindo que a homologação especial da Honda atinja uma velocidade máxima de 153 mph (246 km/h). O moinho é envolto em um esqueleto de longarina dupla feito de alumínio, e as tarefas de suspensão dianteira são bem cuidadas graças aos garfos Showa ajustáveis de 43 mm (1,7 polegadas).
Na extremidade oposta, o RC30 é suportado por um amortecedor premium e um braço oscilante de face única. A frenagem vem de discos flutuantes duplos de 310 mm (12,2 polegadas) e pinças Nissin de quatro pistões ao norte, enquanto a roda traseira é interrompida por meio de um rotor de 220 mm (8,7 polegadas) e uma pinça de dois pistões.
Por fim, esta raridade japonesa tem uma distância entre eixos de 1.410 mm (55,5 polegadas) e inclinará a balança em 488 libras (221 kg) totalmente carregada. Como agora nos familiarizamos com a folha de especificações do VFR750R, vamos falar mais especificamente sobre o exemplo exibido na galeria de fotos deste artigo.
Mostrando apenas três milhas (cerca de cinco quilômetros), a pedra preciosa de estoque de ossos está indo a leilão na Iconic Motorbike Auctions agora! Por mais generoso e substancial que seja, o lance máximo de pouco menos de 70 mil dólares ainda não atende à reserva, e atualmente há três dias nos separando do prazo de licitação de 25 de novembro.