Está à procura de um carro novo? Sabemos que não é algo simples, e exige extrema responsabilidade e cuidado. Pois, seu dinheiro e os próximos anos que passará com o veículo estão em jogo.
Sabendo disso, o Portal dos Carros separou 10 dicas para você comprar um carro novo e não errar na escolha. Após a compra outro ponto importante é a manutenção de carros, imprescindível para prolongar a vida útil dele.
Agora vamos às dicas, acompanhe a leitura!
1 – Decida o tipo de carro que vai comprar
O mercado automotivo está cheio de marcas, tipos e modelos de carro disponíveis. É importante decidir uma margem que pode gastar e procurar veículos que se encaixem nessa margem. Após isso, pesquise pela internet e peça opiniões de pessoas que já tiveram o modelo.
2 – Tenha conhecimento do modelo
Durante a pesquisa, não busque apenas preço, mas detalhes e impressões do carro desejado. Como falamos anteriormente, até a opinião de quem já tem o carro é válida. O importante também é saber o que o modelo oferece na versão escolhida.
3 – Compare em diferentes concessionárias
Antes de comprar faça uma pesquisa de campo mesmo para conseguir ter uma noção das condições ofertadas.
Busque concessionárias que tenham um estoque de veículos (novo ou seminovo) um pouco maior para ter uma margem de negociação mínima. Se a loja estiver desabastecida o consumidor vai ter problemas para negociar qualquer coisa e vai ficar à mercê das condições da concessionária.
4 – Não deixe de fazer um Test Drive
Um ponto que precisa ser atendido é a experimentação. O test drive não está na loja apenas como enfeite para chamar atenção. Por isso, é extremamente necessário andar no carro. Pode ser que o modelo não te agrade ao volante e isso é um fator determinante para a compra.
Isso é imprescindível para ter a impressão ao dirigir um carro que será seu por algum tempo. Depois de andar, não feche imediatamente se você tem outra opção. Experimente o máximo que puder.
5 – Veja se consegue um desconto
Um ponto interessante nesse caso é prestar muita atenção ao desempenho do carro no mercado. Por exemplo, se o carro escolhido está saindo de linha ou mudando de geração, os descontos geralmente são maiores, pois as lojas precisam trocar o estoque pelo modelo novo.
6 – Financiamento por fora
É preciso ver todas as opções de financiamento oferecidas e mesmo as que não foram apresentadas pela loja. A taxa zero é oferecida para planos curtos, de 12 a 36 meses, mas com um bom percentual de entrada. Já o banco do fabricante geralmente têm taxas mais baixas, mas veja com seu banco.
Se você é um bom cliente e antigo, pode haver vantagens em seu banco.
7 – De a maior entrada que puder
Veja quanto pode pagar por mês. Não vale a pena colocar as finanças em risco por um financiamento mal planejado. Assim, dê o maior valor possível de entrada para que as parcelas sejam as menores possíveis, especialmente bem abaixo do limite de 30% da renda, que é determinado por lei em caso de financiamento de veículos.
8 – Venda seu carro usado
Se você já tem um automóvel, vendê-lo pode ajudar você a dar uma entrada maior. Outro ponto, não é bom trocar o seu usado. Se você não tem pressa, não use seu carro como moeda de troca por um novo. A loja vai pagar muito menos que a tabela, porque quer ganhar com a venda dele também. Assim, a revenda ganha duas vezes em cima de você.
9 – Desistir da compra ao ver que as condições não são boas
É o comprador que decide o final da história. Muitos vendedores falam que o preço pode subir no dia seguinte ou que são as últimas unidades em estoque. Saiba desistir de um negócio ruim e busque outras lojas e ofertas.
10 – Compre um seminovo
Diante das dificuldades em encontrar um carro novo, os consumidores podem partir para uma opção seminova ou usada. Se precisa de um carro para o dia a dia, um seminovo é uma boa saída, embora os preços também estejam subindo, porém, sairá bem mais barato que um zero km.
Agora que já sabe o que fazer antes de comprar um carro, a manutenção é imprescindível. Veja também outras dicas automotivas que ajudarão você a ter mais conhecimento caso algo aconteça com o seu veículo.