O quadro político de Itiúba, de hoje e do futuro

Por: Aroldo, 15/06/2013 02:22
206 Visualizações

A velha guarda da política itiubense


A POLÍTICA, PREVISÕES DE QUEM PODERÁ GOVERNAR ITIÚBA NUM FUTURO PRÓXIMO

Como está o cenário político itiubense atualmente? Olha, poucos gostam de falar a realidade, mas comigo não tem essa. As poucas lideranças do passado que ainda resta, o que se destaca, ainda, é o ex-prefeito Netinho do quase falecido DEM (Tendo em vista que ACM Neto está de malas prontas, provavelmente para o PDT), está com incomodo desprazer de tentar desacreditar outros políticos que ameaçam o futuro político de seu filho, hoje o único e maior projeto político desse veterano lider de direita. Tarefa difícil, tendo em vista a boa votação passada para o nome de Edinho dos Correios, que tem demonstrado gosto pela política após uma excelente votação.

Dr. Aliomar, no centro camisa listada, seria um bom parceiro de Aroldo Pinto, segundo Marcelo


Temos aqui um político, Evaldo Rios, que chegou aqui em Itiúba como quem não queria nada, se aproveitou da fraqueza do povo dessa terra em rejeitar os seus próprios filhos e se criou como um político, no maior povoado e segundo maior colégio eleitoral: Rômulo Campos, já deu muito trabalho, chegando a ser vice-prefeito do município de Itiúba, mas está muito desgastado e com alta rejeição. Claro, tem os seus fiéis da balança e não tem um norte ideológico, muito menos um projeto político. Evaldo está onde existe vantagem a vista, não dá ponto sem nó. Hoje é oposição, mas dependendo poderá compor com o governo a qualquer momento. Pelo voto direto e democrático, dificilmente Evaldo tornar-se-á prefeito de Itiúba.

A dupla dos sonhos, segundo Marcelo Miranda, Edinho e Aroldo Pinto


Tem os comerciantes, em que já foram ventilados alguns nomes, porém essa fase vem passando, por estratégias feitas por uma política que se instalou em Itiúba. O nome mais viável do comércio já declarou de alto e bom som, e pior, convenceu a todos, que não será candidato a prefeito em hipótese alguma. Têm os candidatos do PT, aparentemente brigados, o que não se pode dizer que seja um fato, podendo ser um estratagema político. Mas, vamos tentar enxergar os nomes ventilados, Otaviano, Agnaldo Freitas e Leninha, os demais ficam terreno do sonho. Agnaldo seria o cara que pode reunir muito recurso, segundo dizem, em torno do nome dele mesmo, mas terá que quebrar muitas barreiras para conseguir realizar seu sonho. Temos o grande exemplo do Ourivaldo Góes. Otaviano, apesar da imagem de uma pessoa pacífica e mansa, já enfrentou um grande problema de aceitação por parte de setores do comércio e do meio político, é uma incógnita. Já Leninha sofreu duas derrotas consecutivas para vereadora, com apoio razoável, ainda por cima viu o seu colega, da mesma área sindical, Giosvaldo se eleger, digamos até com facilidade, deixando-a numa situação desconfortável. O problema é que, após o governo do prefeito Banga (PT) o desgaste será inevitável, pelo fato deste partido (PT) pela permanência, sem intervalos, no poder. Acrescente-se aí o fato de os partidos que compõem a base não aceitarem ficar apenas como apoio. Neste caso, de milagreira, o PT só dispõe de Cecília e geralmente milagres não se repetem. O ideal seria procurar um partido que tenha um projeto próximo ao do PT e passar o galardão, coisa muito difícil de acontecer, mas que seria a solução de fato.

O encontro do passado com o presente, Aroldo Pinto e Luciano Filho, segundo Marcelo Miranda


A GRANDE SURPRESA

Acredito que a grande surpresa poderá ser o deputado Luciano Simões do PMDB, não ele próprio, mas sim o seu filho. Luciano Pai pode apostar todas as suas fichas em seu filho Lucianinho e de quebra pegar o socialista Aroldo Pino como seu vice, ou o contrário, tendo em vista que não lhe resta alternativa, pois falhou com seus primos André Castro e Lula de Augusto. Luciano Filho tem demonstrado muito interesse em Itiúba ultimamente e está bem clara essa intenção. Mas, não podemos esquecer-nos de outros cenários, tipo uma conversa que ouvi aqui em Salvador, Aroldo Pinto cabeça e Aliomar vice, fazendo uma grande articulação com os comerciantes e empresários de Itiúba. Também, a mais comentada nos corredores de Salvador, dito até por gente grande do governo, Edinho do Correio iria para o PSB 40 para ser o candidato a prefeito, e Aroldo Pinto seria o seu vice fazendo uma chapa puro sangue, mas sangue bom. O certo é que nesse cenário que se projeta para o futuro, uma personagem na política de Itiúba fez uma grande mudança em Itiúba, em termos de nomes políticos, colocou todo mundo no seu lugar, alguns onde não mereciam, mas colocou, inclusive enterrando muitos políticos. Netinho sofreu duas derrotas, sendo que já vinha de outra derrota e para não envelhecer sendo derrotado, após ter provado do poder por duas vezes, administrando Itiúba como prefeito, usou a estratégia de eleger o filho, para ‘tentar’ transferir o seu capital político. De todo esse cenário político a única coisa que tenho como certo, desde a época que morei aí em Itiúba, Aroldo Pinto é o eterno candidato e não desiste nunca, muito menos se vende para ninguém, pois a vida inteira foi fiel ao PT, seu antigo partido, apenas preferiu sair candidato a prefeito, de modo solitário, o que não impede que o povo um dia vire para o seu lado. Quando vejo na TV aquela velha frase: “O povo brasileiro não desiste nunca”, lembro automaticamente do guerreiro Aroldo Pinto. E pelo cozimento dos políticos de Itiúba em se tratando desse líder político, pode contar como certo Aroldo vai ser candidato a DEPUTADO ESTADUAL pela terceira vez e se Edinho não se filiar ao PSB será candidato a prefeito até um dia ganhar, quantas vezes forem necessárias. É a única coisa previsível e certa em Itiúba, o resto é mera especulação.

Por Marcelo Miranda
Jornalista do Correio do Sertão

Leave a Reply

Current month ye@r day *

Panorama Theme by Themocracy